12.22.2012

Um tesouro do Buçaco...

  Na Mata do Buçaco (ou Bussaco, como vos aprouver), especialmente em noites húmidas, encontra-se um endemismo ibérico especial: trata-se da salamandra-lusitânica, Chioglossa lusitanica, um anfíbio que, por possuir pulmões vestigiais, necessita de águas bastante límpidas e oxigenadas para sobreviver. Também aprecia vegetação e esconderijos em abundância, coisa que não falta por ali...
  Por causa do seu corpo esguio é um animal bastante rápido, não tendo nada a ver, por exemplo, com as pachorrentas Salamandra salamandra. Quando acossada por algum predador, caso não haja grande hipótese de fuga, possui um mecanismo de defesa quase ímpar nos anfíbios mas bastante comum em répteis: solta a cauda! Na Europa, mais concretamente no Cáucaso, existe a salamandra Mertensiella caucasica que é capaz do mesmo feito.
  Em Portugal, a C. lusitanica distribui-se por todo o noroeste, tendo por limite sul o rio Tejo.





  E já que referi a Salamandra salamandra, aqui fica um exemplar que apresenta manchas em forma de ferradura, algo curioso. Encontrado na mesma noite, claro.




4 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Há meia dúzia de anos estive acampado no Gerês. Sabia da existência da salamandra lusitânica neste nosso parque nacional.
No rio Homem procurei-a e encontrei-a. Nunca a tinha visto ao vivo. Tem uma cauda impressionantemente comprida.
Cumprimentos.

Ana Rita Gonçalves disse...

Olá Rafael, é verdade, a cauda é bem maior do que o corpo. A salamandra parece que serpenteia quando foge!

Tatiana Moreira disse...

:D Aqui está uma pérola da nossa fauna! A primeira vez que a vi foi no Caramulo, também, como é óbvio, em águas límpidas. Simplesmente lindíssima, a C. lusitanica é realmente uma das preciosidades daquela tão bela Mata do Buçaco (outrora chamada Bussaco :P), Mata esta que possui características tão únicas quer ao nível climático, quer ao nível da sua fauna, sendo, por exemplo, um dos locais cuja diversidade de mamíferos é incontornável e onde a nossa flora está actualmente a ser recuperada. Bem, tips from a Buçaco's lover! <3

Ana Rita Gonçalves disse...

A população do Buçaco (confesso que não aprecio especialmente a forma arcaica) parece-me de boa saúde. Ainda bem que tem havido um esforço no sentido de preservar a Mata, incluindo a erradicação das plantas invasoras. Enfim, tu sabes melhor do que eu o valor daquele local! :-)