12.08.2011

Upupa epops Linnaeus, 1758

   Por causa da cor da sua plumagem e crista tão características é impossível confundir a poupa com qualquer outra espécie da nossa avifauna.
   Quanto a dados morfológicos é de notar que a envergadura desta ave varia entre os 42 e os 50 cm e o comprimento entre os 25 e os 29, já o peso pode variar um pouco mais: normalmente entre os 55 e os 80 g.
   O período de incubação pode durar 18 dias e durante este tempo a fêmea é alimentada pelo macho, podendo esta depositar desde 5 a 8 ovos. Outra característica da poupa é a possibilidade de que a fêmea, para proteger as crias, segregue uma substância fétida que desencoraja os ataques de predadores ao ninho. A alimentação consiste sobretudo em minhocas, insectos, larvas e até pequenas cobras.
    Já em relação ao habitat prefere zonas de vegetação pouco densa e clima relativamente quente e seco. Pode ser avistada ao longo de todo o país, ainda que no Inverno seja raro observá-la a norte onde as temperaturas são mais baixas.
    A ave destas fotos foi observada ontem, enquanto outros dois exemplares se alimentavam no solo, esvoaçou por entre os ramos das figueiras e poisou a alguns metros de mim. Consegui assim registar algumas imagens, poucas porque mal sentiu a minha presença voou para longe seguida pelos pares que até aí pareciam alheios à minha proximidade.