7.28.2016

Lucanus barbarossa

Ontem, durante armadilhagens para borboletas nocturnas numa pequena mancha de Quercus faginea, apareceram estes dois machos de Lucanus barbarossa! É uma espécie aparentada do conspícuo Lucanus cervus mas, no caso dos machos, apresenta uma diferença óbvia: a ausência de mandíbulas hiper-desenvolvidas, o que muitas vezes leva à confusão entre espécimes de Lucanus barbarossa e fêmeas de Lucanus cervus. Uma das várias características que permite a distinção das espécies é o número de segmentos das antenas, L. cervus tem 4 segmentos e L. barbarossa tem 6.
De resto, L. barbarossa tem uma distribuição geral mais meridional do que o seu congénere, ocorrendo apenas na Península Ibérica e Magreb.
Em Portugal sabe-se muito pouco sobre a sua distribuição e ainda menos sobre a sua abundância. Como tal, todos os registos são muito bem-vindos e para contribuir, seja com dados desta espécie ou de qualquer outra da mesma família (Lucanidae), é só preencher a ficha (tinyurl.com/ViLucanideo) presente no site (http://biodeadwood.wix.com/lucanuspt) dedicado à monitorização do Lucanus cervus em Portugal :)

Sem comentários: