2.29.2012

Paul do Boquilobo


   Apesar de viver relativamente perto desta zona protegida não a conhecia, pelo que decidi visitá-la hoje pela primeira vez. Saí na estação de Mato de Miranda onde a partir daí todo o caminho é feito ao longo da linha, por uma estrada de terra batida ladeada de campos de cultivo, com direcção a norte. O percurso em si teve valor uma vez que observei vários abibes Vanellus vanellus.
   Com o tempo seco que tem estado não me surpreendeu minimamente que os níveis de água estivessem, a meu ver, consideravelmente baixos para a época, o que me surpreendeu foi a tonalidade negra das águas do rio. Esperaria encontrar a reserva mais preservada em vez de dar de caras com este triste cenário... Já bastam as várias espécies invasoras, entre as quais o lagostim-vermelho Procambarus clarkii  que observei em grande número.


  Outro ponto negativo a assinalar é o facto do único observatório estar voltado a sul, o que obviamente condiciona bastante a observação.

Observatório do Braço do Cortiço














 Contudo e quanto às aves, principal razão pela qual o Paul do Boquilobo foi elevado à condição de reserva natural (sendo uma ZPE, Zona de Protecção Especial para a Avifauna), avistei, entre outras, as seguintes:
Garça-real Ardea cinerea (2 indivíduos)
Narceja-comum Gallinago gallinago (5)
Pato-real Anas platyrhynchos (não tenho a certeza quanto ao número)
Pato-trombeteiro Anas clypeata (7)
Corvo-marinho-de-faces-brancas Phalacrocorax carbo (1 indivíduo a alimentar-se)
Milhafre-preto Milvus migrans (3)





















 Em relação a outras espécies:
Romulea bulbocodium

Narcissus bulbocodium 

Ninho de Hirundo daurica, com o seu característico túnel 

Polygonia c-album 
(localização nova para a base de dados do Tagis)