3.09.2016

Amostragens de borboletas nocturnas na Serra do Sicó

Numa altura em que há cada vez uma maior sensibilidade para a importância de conhecer e conservar a "nossa" biodiversidade, surgiu-me, já há algum tempo, a ideia de fazer um inventário das borboletas de hábitos nocturnos que ocorrem no Sítio da Rede Natura 2000 Sicó/Alvaiázere. Esta é uma zona dominada por calcários e matagais mediterrânicos, sendo que alberga um grande número de espécies, incluindo várias endémicas e/ ou ameaçadas.
Com a ajuda imprescindível de várias pessoas lá se tem dado forma a esse projecto. Dessas pessoas, seja pelo ânimo e o esforço nas amostragens, seja pela ajuda com as identificações e a vital partilha de dados, tenho sem dúvida a destacar o Jorge Rosete, Ed, Isaías, Pedro Pires e Martin Corley.

Hoje, com o Ed, fez-se uma amostragem nas proximidades das Buracas do Casmilo (Condeixa-a-Nova). Registámos poucas espécies, somente 7, mas tendo em conta a época do ano e a temperatura baixa (a rondar os 7 ºC) o balanço final acaba por ser positivo. Além das espécies ilustradas, apareceu ainda um exemplar de Agriopis marginaria (Geometridae).

Valeria jaspidea (Noctuidae). A espécie mais abundante da noite, com cerca de 10 espécimes.

Xylocampa areola (Noctuidae)

Cerastis faceta (Noctuidae)

Orthosia gothica  (Noctuidae)

Biston strataria (Geometridae)

Trichiura ilicis (Lasiocampidae). A espécie mais interessante da noite.
A nossa "armadilha" que basicamente consiste numa luz UV que atrai um grande número de espécies.