2.15.2014

Saída de Campo a Cantanhede

Hoje foi dia de saída de campo com a AOSP e foi em geral bastante agradável, com largos períodos de sol e temperaturas amenas (apesar de não termos escapado a algum vento gelado e aguaceiros no final da tarde).

Visitaram-se duas zonas tipicamente calcárias e pedregosas, ambas pertencentes a Cantanhede, cuja flora é constituída por diversas plantas, das quais destaco Quercus lusitanica e Q. faginea,  Pinus pinea, Olea europaea var. sylvestrisPistacia lentiscus, Crataegus monogyna, Lonicera spp., Eryngium dilatatum, Ruta montana, Rumex spp., Helichrysum sp., Thymus spp.,  densos tapetes de Sphagnum spp. (além de líquenes igualmente vistosos como Cladonia spp.) e, o que mais me fascinou: um grande número de espécimes de Iris subbiflora.  Na segunda população que encontrámos, alguns exemplares já estavam em floração e, naquele momento, eram sobretudo polinizados por Episyrphus balteatus.

Iris subbiflora


Zambujeiro,  Olea europaea var. sylvestris


Quanto às orquídeas, havia muitos exemplares de Ophrys pintoi – a miniatura da O. fusca que refiro neste post –  em ambos os locais que percorremos, tanto já com flor como apenas as rosetas.  Algumas Ophrys tenthredinifera também já davam sinais de em breve entrarem em floração.
As restantes espécies estavam ainda sem pedúnculo, tais como a Neotinea maculata,  o que presumimos ser Aceras anthropophorum e possivelmente também Ophrys apifera.

Ophrys tenthredinifera















Ophrys pintoi
Já quase no final, encontrei uma tentativa de cópula de Brachycerus sp. Curiosamente, a fêmea estava já morta (e não é por fingimento como no caso do macho)...



Sem comentários: