4.29.2015

Larvas de Dípteros: Syrphidae

Quando se fala em larvas de mosca, muito provavelmente, a maior parte das pessoas pensa somente nas que se alimentam de matéria em decomposição. No entanto, a riqueza de formas de vida e adaptações morfológicas dos estádios imaturos destes insectos vai muitíssimo além daquilo que normalmente se conhece.
Ao contrário dos adultos que, no geral, se alimentam sobretudo de néctar e pólen, as larvas de Syrphidae são bastante diversas no que diz respeito aos seus hábitos alimentares. Existem larvas que são parasitas/ parasitóides (p.ex  Volucella inanis parasita Vespula germanica e V. vulgaris) fitófagas (p.ex Cheilosia semifascita mina Umbilicus rupestris), micófagas, saprófagas...mas também existem, e talvez sejam estas as mais interessantes, as que são predadoras.
São naturalmente bastante mais móveis e coloridas do que as larvas com outras formas de vida. O facto de possuírem colorações, por vezes crípticas, permite-lhes passar despercebidas enquanto buscam activamente as suas presas.
E as presas podem ser as mais variadas. Xanthandrus comptus , por exemplo, alimenta-se de lagartas de lepidópteros e Psyllidae.
A que trago aqui hoje (cuja espécie ainda não sei) alimenta-se de afídeos e é bastante voraz na sua demanda. Persegue-os com rapidez e quando os detecta, ataca-os de imediato. De seguida, tal como se vê no video, suga o seu conteúdo.



Vista dorsal

Pupa


4.18.2015

Phyllonorycter roboris


Phyllonorycter is a very numerous genus belonging to the Gracillariidae family. One of its most distinctive species is P. roboris which, as all the other species, is a leafminer. The larvae feeds on oak and my records are from Quercus pyrenaica. It's poorly known in Portugal with only 6 records, half of them being from 1905.

Adult


Upper side of the tentiform mine

Pupa